1ª Guerra Mundial

300px-german_infantry_marching_1914.jpg 

Em 1871, a Europa passa por dificuldades e conflitos internos, o grande desenvolvimento das maiores potências como Alemanha, França, Inglaterra e Rússia causam disputas pelo domínio do comércio, da obtenção de matérias-primas ao mercado consumidor; França e Alemanha não se entendiam desde guerras anteriores em que o território da Alsácia-Lorena foi conquistado dos franceses para o domínio alemão. A região dos Bálcãs era dominada pela Turquia, a qual agüentava rigidamente as revoltas da Bulgária, da Bósnia e Herzegovina  que gritavam por independência, ajudados pelos russos e austríacos derrotaram-na  e passaram à comando da Áustria.

A Alemanha, representada por Otto Von Bismarck (chanceler alemão de 1871 até 1890) construiu um sistema de aliados chamada Tríplice Aliança, constituíada pela a Alemanha, a Áustria e a Itália, onde juraram se unir em caso de ataque a um dos participantes desse esquema. O poder conseguido por essa aliança fez com que a Inglaterra se aproximasse da briga européia quando viu o  seu maior concorrente crescer tanto economicamente quanto militarmente, a Alemanha, que tinha interesse em ampliar seu poderio econômico e abastecer suas indústrias. Os britânicos buscaram apoio da França a qual aceitou os acordos para fazer uma aliança militar e “troca” de áreas de exploração na África os quais foram alvos de ataques alemães.

Ainda na busca, a Inglaterra conseguiu unir França e Rússia para a formação da famosa Tríplice Entente. Depois de consolidada, essa união causou certo equilíbrio no poder europeu, que entre tantos conflitos e idéias cruzadas ficou na iminência de uma tragédia, esse período de iminência de guerra ficou conhecido como “paz armada”. Então, o que todos esperavam finalmente aconteceu, o limite chegou ao fim e a Europa não agüentava mais. Foi iniciada assim, a Primeira Guerra Mundial.

As brigas nos Bálcãs cresciam causando intrigas maiores, e em 28 de junho de 1914, um estudante que era membro da organização “Jovem Bósnia” assassinou o herdeiro do trono austríaco, o arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa em Sarajevo, Bósnia. A Áustria, abalada pelo atentado, exigiu que a justiça fosse feita por intermédio de seu governo, porém os sérvios alegaram que seria um ataque à constituição deixar os inimigos dominarem as investigações, e em 28 de julho de 1914, Áustria declara guerra à Sérvia. As várias alianças aceleraram a entrada da Europa inteira na guerra, apenas Itália continuou neutra, e juntou-se à Tríplice Entente em 1915. Em pouco tempo, o mundo estaria voltado para a guerra.

O nacionalismo em todos os países da Europa justificava-se de várias formas e contagiava a todos, cartazes eram espalhados, a mídia sempre sensacionalista chamava a população para defender a dignidade da nação. O primeiro estágio de guerra destrutiva foi iniciado pelos alemães que com uma estratégia criada por Alfred Graf von Schlieffen, e mobilizava grande parte das tropas para atravessar a Bélgica e atacar os Franceses desprevenidos na fronteira das mesmas. Em compasso com a entrada dos alemães na Bélgica, os russos apanhavam na fronteira alemã.

As grandes perdas e fracos ataques deram início a outro tipo de estratégia militar, a guerra estática. As áreas em guerra eram tomadas por trincheiras, esse tipo de construção limitava o combate corporal, os que se arriscavam atravessar arames farpados, barreiras, campo minado, agüentar o cheiro de podridão e ainda passar tudo isso na mira de metralhadoras, morriam. Explosões no subterrâneo também eram difíceis, pois o risco de não conseguir sair do túnel antes de uma granada ser detonada era grande.

O avanço da tecnologia bélica acabou com o estilo das trincheiras, tanques de guerras e caças desenvolvidos conseguiam acertar qualquer alvo. Neste ponto da história, os E.U.A. definiram o lado pelo qual brigar, a Tríplice Entente, que perdeu a Rússia para os inimigos. Mesmo com ajuda russa e austríaca, os alemães perderam muitos combates, assim, sacramentava-se a derrota da Alemanha, o rei caiu do trono o que trouxe conseqüências enormes para esta potência.

No período pós-guerra a Alemanha sofreu um grande abalo na sua estrutura. Territórios foram tomados pelos ganhadores da guerra, que também exigiram suporte financeiro pelos gastos no período de guerra e fim do poder bélico alemão, um acordo assinado em Versalhes minimizou a força dos alemães. Como conseqüências para o mundo contemporâneo, temos o avanço da tecnologia militar e também a nova política adotada a pedido do presidente norte-americano a qual determinava que os mares não pertencessem a nenhum país, ou seja, seria uma zona livre e de domínio de todos, mais uma importante criação pós-guerra foi a Sociedade das Nações. Assim acabou a 1ª Guerra Mundial, também conhecida como Grande Guerra. Mais tarde, Alemanha tentaria um novo combate.

 

180px-kitchener-leete.jpg250px-unclesamwantyou.jpg

300px-ww1_titlepicture_for_wikipedia_article.jpg

 

àFilme Recomendado:

  • Asas; de William A. Wellman.

About these ads
Published in: on thUTC30UTC09bFri, 07 Sep 2007 15:59:36 +00002007 09, 2007 at 09:11 p09  Comments (34)  

The URI to TrackBack this entry is: http://gguerras.wordpress.com/2007/09/07/45/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

34 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Muito bom!!! =D!!

    Obrigado por esse site isso ajuda muitooo!!

    Tirei 54 na prova valendo 60… graças a este site!!

    muitoooo obrigado meixmo!!

    Vlw!!!!!

  2. Muiiito ruiin!Tentem melhorar muuuito ,, viiuu ??

    • se vc é burro de nascensa ñ precisa culpar o site ñ tá?

  3. Caramba José,
    ehuehueh estudioso hein??
    Maria, só lamento por isso… tiramos a nota máxima e pronto \o/

  4. Muitooo !!! Ruimmm memooooo!!para tem q melhorarr..

    e muito

  5. MUdei de Ideia!!!!

    é bom memoOOOOOoooO

    me add no meu Kut

    de_245@hotmail.com
    XD

    Vlw gente ate mais viuuuu……

    =D

    Tchauu

    gatas lindas e maravilhosas….

  6. Muito rico todas as idéias
    pude articular através de toda estas informações
    um bom texto para desenvolver uma redação com o tema sobre a guerra.
    PARABÉNS!

  7. Gostei muito desse texto tem bastante informação

    • eu achei esse texto uma BOSTA, uma criança de 5 anos escreveria beem melhor e com muuito mais informção

  8. Gente muiito obrigadaa –
    procureei isso quasee q pelo google inteiroo ee o unico lugaar q acheei fooi akii q por sinaal esta completoo com todos os criterios q o professor quer –

    mee ajudoou e muiito poois estava quasee desistindoo ee aceitandoo o temidoo 0.

    beijãoo

    Jeeh

  9. Muito Bom esse texto tem todas as informações necessárias!

  10. to pensando em ampliar
    tá meio esquisito
    tá não?

  11. Mara esse saite relata Beem como kii foi estas guerras…
    Beziin
    >> =D

  12. aaah, isso vai salvar meu debatesobre a guerra !! muito bom !

  13. tá bom mesmo. tem bastante a melhorar, mais por ser um resumo tá mto bom! =D

  14. Putz eu não sabia que a historia era tão interessante pq
    eu sempre odiei mais depois que eu li sobre a guerra fria minha opinião começou a mudar e agora eu li sobre a grande guerra cara é muit fda
    Vlw vcs me ajudaram muit
    VLW

    • também achei isso ñ li ainda mais deve estar legal e acho que vai me ajudar muito
      obrigada

  15. nossa,muito legal mesmo,pod ajud mtas pessoas principalment aquelas q o professor manda fazer um resumo,e o aluno nao sabe aonde enfiar a cara…MAS ta mt bom,excelente,continuem melhorando.beijaAAaaoooOOo!!!!!!!
    milly

  16. AJUDOU PRA KCT

  17. intessante esse site adorei as imagens
    bom demais!
    tudo adoro!!!!!

  18. Esse conteúdo é de muito bom gosto,me ajudou bastante em uma pesquisa. Obrigada!!

  19. Muito boooooom. Já tenho material para apresentar o seminário :} Obrigada

  20. Muitooo Bom …Só lamentoo pra quem naum gostou …

  21. nossa mto obg mesmo
    a pessoas que elaborou esse texto foi de extrema intelegência!
    meu seminário saiu PERFEITO

  22. nossa mto obg mesmo
    a pessoas que elaborou esse texto foi de extrema intelegência!
    meu seminário saiu PERFEITO :DD

  23. olááá pessoal!
    adorei, muito bom esse texto mesmo!
    precisaria que alguem me ajudasse a fazer uma conclusão.. se alguem me fizer me mande por e-mail ;)
    obrigadaaaa!

  24. MUITO RUIM // O texto poderia estar bom se vc pestasse mais atenção no conteúdo que escreve. Eu encontrei alguns erros aqui e espero que vc os corriga o mais rápido possível. Afinal, o desinformado que vier pesquisar aqui pode se prejudicar.
    vc diz:
    “Neste ponto da história, os E.U.A. definiram o lado pelo qual brigar, a Tríplice Entente, que perdeu a Rússia para os inimigos.” Correção : A Entente não perdeu a Rússia para os inimigos, a Rússia se retirou da guerra por vontade própria uma vez que eclodiu a Revolução Socialista em 1917.

    vc diz:
    “Mesmo com ajuda russa e austríaca, os alemães perderam muitos combates, assim, sacramentava-se a derrota da Alemanha” Correção: Durante a Primeira Guerra, os alemães NUNCA tiveram ajuda do exército russo.

  25. Orrivell nao achei nada que queria isso ai ta uma porcaria:8

  26. Pow valeu esse site ajuda muito mesmo adorei visita-lo

  27. Cara vlw mt bom.Ajudou mt.
    Bjuus
    Gente visita meu site??
    http://natyoficial.webnode.com.br/
    Vlw

  28. +ou-. eu mesmo faço um melhor

  29. oi
    kkk, que merda

  30. Parabéns pelo trabalho
    me ajudou bastante

  31. texto vago, falta mais detalhes, mais é um grande resumão.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: