2ª Guerra Mundial

20061207-conquista1.jpgHitler 

Após o fim da Primeira Guerra Mundial, a Europa se recuperava das grandes perdas causadas por esse conflito. A Alemanha passava por uma grave crise inflacionária agravada pelas pesadas indenizações que tinha a pagar aos vencedores, de acordo com o Tratado de Versalhes, e pela crise econômica global, o que causava grande insatisfação ao povo alemão. A Itália também não vinha passando por bons momentos, e ademais não havia conseguido os territórios que esperava com o término da Grande Guerra. Por sua vez, a Sociedade das Nações, criada para garantir a paz, não conseguiu cumprir seus desígnios. Esses fatores proporcionaram o surgimento e o fortalecimento de movimentos totalitários e expansionistas, com forte apelo nacionalista nestes países: o regime fascista italiano de Benito Mussolini e o governo nazista alemão de Adolf Hitler. Todos esses acontecimentos desencadearam um dos maiores conflitos da história: a 2ª Guerra Mundial.

A Segunda Guerra Mundial teve início quando as forças alemãs invadiram a Polônia em 1939. Nos anos anteriores, Hitler já havia começado a retomada da produção bélica e a ocupação e anexação de territórios, como a Áustria, porém, só com a tomada do território polonês, Inglaterra e França deixaram a política de apaziguamento e declararam guerra a Alemanha. Pela política de alianças militares da época formaram-se dois grandes blocos militares: o Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão, e Aliados, cujos principais integrantes eram Inglaterra, França e União Soviética. Em 1940, de maneira semelhante como ocorreu na Primeira Guerra Mundial, o exército nazista invade os Paises Baixos e a Bélgica a fim de atacar a França contornando a fronteira franco-alemã, fortemente protegida. Devido a suas táticas militares, que consistiam na agilidade na movimentação com blindados e em investidas áreas (conhecida como Blitzkrieg ou guerra-relâmpago) as tropas alemãs venceram as anglo-francesas e tomaram Paris, dividindo o território francês em dois. Com a França derrotada, Hitler voltou seu poderio bélico contra a Inglaterra; ao mesmo tempo em que minava suas fontes de suprimentos, a Alemanha praticava violentos ataques aéreos em Londres e em bases inglesas, porém, devido à resistência britânica e seus poderosos radares, a invasão foi impedida. Enquanto isso, as tropas fascistas italianas atacaram territórios no Egito pertencentes à Grã-Bretanha para dominar suas reservas petrolíferas e controlar a região, e mesmo sendo ajudados pelas forças alemãs (Afrika Korps) comandadas pelo lendário general Rommel, elas não conseguiram vencer o exército inglês local.

Após a conquista de várias áreas nos Bálcãs, o próximo passo de Hitler foi a investida contra a União Soviética. O exército do Eixo, composto por soldados italianos, alemães, finlandeses, romenos e húngaros, dividiu-se em três frentes de avanço. Auxiliados pela fácil capacidade de transposição do território, conquistaram várias cidades vitimando milhões de civis, mas a inesperada resistência russa e a chegada do rigoroso inverno possibilitaram o contra-ataque soviético que com armas de melhor qualidade cercaram as tropas alemãs, forçando sua rendição, e reconquistaram grandes extensões nos Bálcãs. Ao mesmo tempo, como desculpa o ataque do Japão a base americana de Pearl Harbor, os Estados Unidos entram na guerra. Esse fator foi muito importante para diversas vitórias dos Aliados, como o triunfo na batalha da Normandia na qual, com ajuda de divisões canadenses e inglesas, os americanos derrotaram as tropas alemãs, episódio que ficou conhecido como o Dia D. A participação dos Estados Unidos foi vista também na invasão a Itália em 1943, quando Mussolini foi deposto e morto. Com a perda de seu maior aliado e as derrotas subseqüentes, a Alemanha viu-se cercada. O governo nazista até tentou um contra-ofensiva na Bélgica, obtendo certo êxito no início, porém suas tropas acabaram sendo rechaçadas. Berlim foi sitiada pelo exército soviético em 1945, e Hitler fugiu para seu esconderijo subterrâneo (bunker), onde se suicidou.

A única potência restante do Eixo foi o Japão. Os termos do acordo de rendição desse país ainda estavam sendo discutidos com os Aliados quando o presidente americano Harry Truman, decidido a acabar com a guerra, autorizou o lançamento de duas bombas nucleares nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Com esta demonstração do poder inimigo o Japão se rendeu, dando fim a Segunda Guerra Mundial.

A 2ª Guerra Mundial trouxe o fim da supremacia da Europa como potência mundial, especialmente da Inglaterra e da França, ao mesmo tempo em que trouxe à tona duas novas potências do mundo pós-guerra: os E.U.A. e a União Soviética, que se confrontariam várias vezes, mesmo  de maneira indireta, no período que ficou conhecido como Guerra Fria. Além disso, devido a esse conflito mundial e vendo-se a ineficiência da Sociedade das Nações, foi criada a ONU, órgão de grande importância global atualmente.

 

à Filmes Recomendados:

  • Inferno nº17; de Billy Wilder.

  • Pearl Harbor; de Michael Bay.

  • Cartas de Iwo Jima; de Clint Eastwood.

  • A Conquista da Honra; de Clint Eastwood.

  • A Queda! Os Últimos Momentos de Hitler; de Oliver Hirschbiegel.

  • O Grande Ditador; de Charles Chaplin.

  • A Lista de Schindler; de Steven Spielberg.

  • Casablanca; de Michael Curtiz.

  • Além da Linha Vermelha; de Terrence Malick.

  • O Resgate do Soldado Ryan; de Steven Spielberg.

à Livros Recomendados:

  • Matadouro 5; de Vonnegut, Kurt.

  • 1984; de Orwell, George.

  • Era dos Extremos; de Hobsbown, Eric.

à Série Recomendada:

  • Band of Brothers; de Steven Spielberg e Tom Hanks.

About these ads
Published in: on thUTC30UTC09bFri, 07 Sep 2007 15:58:47 +00002007 09, 2007 at 09:11 p09  Comentários (27)  

The URI to TrackBack this entry is: http://gguerras.wordpress.com/2007/09/07/2%c2%aa-guerra-mundial/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

27 ComentáriosDeixe um comentário

  1. QUERIA VER A LISTA DE TODOS OS SOLDADOS ITALIANOS

    • eu também.

  2. pow tipo assim muuuuuito bom msm
    mais achoq poderia melhorar mais um poko
    se nos internalta pudece-mos fazeras perguntas
    pow gente se alguem estuver afim de me add no msn para tc sobre assuntos de em relação a isso
    eh
    moniquemayrajf@hotmail.com
    ou soibre qulquer outro assunto tbm talves posso vim estar ajudando alguem ok

  3. ooii :)
    eu e minha amiga patriciaa, achamo que a segunda guerra mundial fooi um fato muito triste que ocorreu na historia do mundo..
    Que muitas pessoas morrem inocentemente…
    lutar pela vida é um dom…
    querer sempre ser feliz,amando e ajudando os otros e nao querendo acabar com a felicidade dos otros..
    ai gente se vcs qurem nos conhecer.
    add ai ;) ge_zinha_@hotmail.com e da minha amiga ée pa_ty_oliver@hotmail.com beijoss :**

  4. achei muito legal esse site, ele é muito bom.
    só que poderia ter as princiapsi conflitos e a data de cada um e de quais o Brasil participou

  5. achei muito legal

  6. Ja leram as profecias de Daniel?

    Além de prediser antecipadamente sobre a quede de todas a potencias desde a Babilonio até a formação da potencia anglo amercina, esta tudo la.

    Não estou querendo criar polemicas biblicas, mais é interessante estudar por outro anglo e ter um conhecimento aprofundando sobre o assunto.

    Abraço…até mais..

  7. estou fazendo um trabalho de revista na escola e vou fala sobre algumas guerras do mundo…
    achei este site e achei muito bom.. muito conteudo..
    masss… descordo em um ponto do texto da segunda guerra mundial… “A participação dos Estados Unidos foi vista também na invasão a Itália em 1943, quando Mussolini foi deposto e morto. ” pelos livros de historia que li e pala historia que muitos omitem… um dos maiores responsaveis pela tomada da italia foi o brasil com os conhecidos pracinhas… que ao voltarem ao brasil com o fim da guerra… foram “perseguidos” e esquecidos por Getulio Vargas que era mais comunista i tudo mais.. soldados esses que nao tinham armas adequadas e bons treinamentos,mas que foram decisivos para a tomada da italia..
    fica ai minha ajudinha :)

  8. Nooossa aa segunda Guerra mundial foooi muito triste msmoo. . .
    aadoreei a historia muito triste mais bonita pq teeeve geenti qe lutouu muitooo para consseguir viver . . .
    Entãao tomara qeee nãao tenha a terceira guerra muidial!!!!
    beeijão :D

  9. achei muito bom esse site por q ele e bem imformativo e pq ele me ajudoo bastante eu estava preçisando mesmo thau entre no meu site q nao tenhaa terceira ne q chega de guerra ok um beijao

  10. :)

  11. achei o conteudo desse texto e do cit muito bom estava precisando para faser um trabalho sobre isso eu tenho sertesa que vou tirar total eu agradesso! Muito bom mesmo se alguem ai quiser convessar sobre o assunto ou sobre outras coisas e so me add no msn: luisviana-power@hotmail.com (tudo minusculo e o tracinho e no meio nao em baixo) :) :) :D

  12. é com poucas palavras que digo isso:achei muito legal esse site, ele é muito bom.
    só que poderia ter as princiapsi conflitos e a data de cada um e de quais o Brasil participou

  13. achei muito legal esse site, ele é muito bom.
    só que poderia ter as princiapsi conflitos e a data de cada um e de quais o Brasil participou é com poucas palavras que relatei oque acho…

  14. eu achei muito intessante esse site ele conta tudo sobre a Segunda Guerra Mundial ele é bastante útil para fazer trabalhos escolares

  15. :D

  16. Adorei o conteudo realmente era tudo oque eu precisava saber para concluir o restante do meu trabalho de geografia [:)]
    Bjoooos miliga:*

  17. maais que porra naão tem oq eu quero

  18. eu gostei muito deste conteudo

  19. A segunda guerra mundial foi uma maneira da alemanha conseguir, recuperar o que ela perdeu no tratado de versalhes.

    • Os alemães consideraram as medidas do Tratado de Versalhes extremamente duras e humilhantes. No momento em que a economia da Alemanha atravessava uma grave crise, o líder político Adolf Hiltler fez despertar o sentimento de revolta dos alemães. Apelando para o orgulho nacional, alcançou o poder e fortaleceu o Estado Nazista. Um dos principais objetivos do governo de Hitler era desafiar as imposições do Tratado e romper o domínio internacional dos países que pertenciam ao grupo vencedor da Primeira Guerra…

  20. aaff q legal huuu

  21. como comentário,tenho a dizer que este syte forneceu-nos matérias suficientes e clara no que diz respeito a 2º guerra mundial,é de salientar também que ficamos a saber da morte do adolf hiltler, que suicidou-se,no seu esconderijo subterráneo.
    grato pela matéria,sabe-se que esta é um dosent capítulos de extrema importancia para o estudo da história universa,mas também, é lamentavel estes tipos de comportamentos dos antigos estados.

  22. essa porra na amostra nada sobre as consequencias que o brasil teve depois da guerra

    • Seu Babaca leia o Titulo na Proxima vez! .i.(‘-’).i.

  23. Nossa o site é muito bo e tem bastante informação me ajudou muito no meu trabalho ! XD

  24. essa guerra e muito interessante de se estudar…..
    pena que foi uma das mais trágicas e sangrentas,uma grande perda para o mundo…


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: